JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ivoneide dos Reis da Costa Faculdade Adventista da Amazônia
  • Ivonice Pinheiro Carvalho Silva Faculdade Adventista da Amazônia
  • Débora Batista de Oliveira Faculdade Adventista da Amazônia
Palavras-chave: Aprendizagem. Criança. Jogo. Brincadeira. Educação. Infantil.

Resumo

O presente artigo relata a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da criança na Educação Infantil, e a necessidade da inserção destes no ambiente escolar como ferramenta de apoio na construção do saber. Ressalta que é de extraordinária seriedade ter o conhecimento sobre a direção das atividades apresentadas, e é o tutor quem deve direcionar a criança e as atividades a serem desenvolvidas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que buscou compreender, por meio de análises em artigos, livros e sites, a contribuição dos jogos e brincadeiras na aprendizagem e no desenvolvimento da criança e, ainda, como estes podem ser utilizados no ambiente da sala de aula com planejamento e objetivos didáticos. Por fim, se percebeu que os jogos e brincadeiras influenciam de maneira expressiva na aprendizagem, pois permitem o desenvolvimento integral da criança, proporcionando a interação social, fortalecendo a motricidade, facilitando a construção da reflexão, autonomia e criatividade e ampliando o cognitivo. Assim, ficou evidente que jogos e brincadeiras são um forte aliado para os professores do ensino infantil e um forte recurso didático, facilitando o processo de atuação do docente na sala de aula, tornando assim o aprender em algo prazeroso.

Publicado
2022-03-30