DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE REGULAR DE ENSINO

  • Nadábia dos Passos Tenório Faculdade Adventista da Amazônia
  • Vanoze dos Santos Nascimento Faculdade Adventista da Amazônia
  • Adriana Silva Carvalho Costa Faculdade Adventista da Amazônia
Palavras-chave: inclusão. formação docente. LIBRAS.

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre a importância do conhecimento em LIBRAS na formação docente para atuar com alunos surdos na rede regular de ensino. Evidenciando como a falta de uma formação docente qualificada afeta a inclusão nos aspectos do desenvolvimento acadêmico, social e emocional do aluno surdo. Sendo assim, o artigo está dividido em: o contexto histórico sobre a educação de surdos no Brasil, formação docente e a inclusão de alunos surdos, procedimentos metodológicos, resultados, discussões e considerações finais. Para tais reflexões utilizamos os referencias teóricos que versam sobre as temáticas de inclusão: Lacerda (2006); Skliar (1999), formação de professores: Saviani (2010), educação de surdos: Gesser (2009), Botelho (1998) e professor reflexivo: Alarcão (2011), entre outros.

Publicado
2022-03-30