A Experiência Feminina de Estudantes de Teologia em Faculdades Adventistas no Brasil

motivações, privilégios, desafios e aprendizagens.

  • Karla A. C. Oliveira Faculdade Adventista da Amazônia
Palavras-chave: Experiência feminina; estudantes de teologia; ensino teológico adventista.

Resumo

No Brasil, como em outros países no mundo, a formação teológica para o ministério pastoral evangélico é uma atividade predominantemente masculina. No contexto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, um escasso número de mulheres vem buscando ao longo dos anos adquirir formação bíblico-teológica em instituições de ensino superior adventistas. O propósito deste estudo qualitativo foi descrever a essência das experiências de oito estudantes do sexo feminino em faculdades adventistas de teologia no Brasil. O estudo revelou que a principal motivação para se cursar teologia foi a certeza do chamando de Deus para o serviço e não necessariamente para uma posição de liderança. Os privilégios reportados foram a concretização um sonho, a alegria da oportunidade, a valorização ser única entre os demais e a capacitação para servir e salvar. Com base nas entrevistas, os desafios reportados foram semelhantes aos apresentados por estudantes do sexo masculino, exceto no que se refere à jornada dupla e às observações e questionamentos de membros da comunidade acadêmica e religiosa quanto a uma mulher cursar teologia. Foram três as aprendizagens oriundas da experiência: a dependência total de Deus, a necessidade de se ter uma rede de apoio e saber utilizar cada experiência como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento para si e para outros. Os resultados apontam que elementos socioculturais, contextuais e religiosos tendem a interferir nos comportamentos e nas interpretações do que acontece no cotidiano de mulheres enquanto seminaristas no ensino teológico adventista.

Publicado
2022-04-28