DISCIPLINA POSITIVA EM ELLEN WHITE

  • Ianny Aguiar Costa Faculdade Adventista da Amazônia
  • Romildo Nascimento de Sousasa Faculdade Adventista da Amazônia
  • Weverton Castro Faculdade Adventista da Amazônia
Palavras-chave: Disciplina Positiva. Ellen White. Educação. Filosofia Educacional.

Resumo

A Disciplina Positiva está fundamentada no pressuposto de que a disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem castigos, punições ou recompensas; se posicionando em um meio termo entre autoritarismo e permissividade. Sabendo que a escritora Ellen White contribuiu significativamente para a filosofia adventista de educação, através de seus escritos a esse respeito, surge um questionamento: é possível haver alguma relação com seu modo de pensar sobre educação e os princípios encontrados na filosofia da Disciplina Positiva? O objetivo do presente artigo é analisar o que Ellen White escreveu sobre educação, comparando com os princípios da Disciplina Positiva, a fim de saber em que medida essas duas visões se relacionam, e pontuando alguns dos aspectos em que eles se harmonizam e onde se diferem. A fim de alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, fazendo um levantamento bibliográfico sobre o que alguns dos estudiosos da educação falam sobre Disciplina Positiva, relacionado aos conceitos educacionais encontrados nos escritos de Ellen White. Os resultados da pesquisa mostraram que existe uma grande semelhança entre a disciplina positiva e os conceitos educacionais encontrados nas obras de Ellen White. Mas que suas doutrinas sobre o educar não são exatamente as mesmas que os ensinamentos da rota de educação da Disciplina Positiva, pois as duas visões diferem entre si em pelo menos um ponto específico.

Publicado
2022-03-30