PERCEPÇÕES DOCENTES QUANTO AO USO DA MÚSICA NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo foi elaborado a partir de questionamentos sobre como a música pode ser utilizada de forma compreensiva na educação escolar, o quão relevante ela é na formação da criança e como a experiência de formação docente influencia no uso da música na sala de aula. Por este motivo este estudo buscou explorar as perceçpões de quatro professoras dos anos iniciais do ensino fundamental quanto ao uso da música como conteúdo curricular e recurso pedagógico em uma escola municipal no norte do Brasil. Usando uma abordagem de pesquisa qualitativa, que segue um paradigma interpretativista; entrevistas individuais com questões semiestruturadas que foram realizadas. Os resultados do estudo revelam que as docentes reconhecem a importância e impacto da música no processo ensino-aprendizagem. Todavia, devido a escassez de conhecimento sobre a obrigatoriedade da música na grade curricular e a existência de um déficit de formação musical nas graduações, o estudo sinaliza a necessidade de capacitação docente em música mais consistente tanto experiências de formação inicial quanto continuada.
Revista Luzeiro